Business Intelligence no dia a dia do negócio

Na atualidade do mundo dos dados falamos muito de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Machine Learning, mas nos esquecemos que para que tudo isso aconteça necessitamos de um histórico de dados para que possamos aplicar essas técnicas de acondicionamento e análises avançadas.  

Para que tudo isso ocorra da melhor maneira possível, precisamos de um conjunto de técnicas e conceitos, modelados em um processo para que possamos acondicionar dados e entregar a informação correta, para a pessoa certa no tempo adequado.  Precisamos de uma “coisa” chamada Business Intelligence – BI.

BI nada mais é do que um processo onde coletamos, organizamos, armazenamos, elaboramos Dashboards e relatórios e mantemos esses dados atualizados manter as informações utilizáveis de maneira efetiva.  Com esse conceito entendido, estamos com nosso mindset de tomada de decisões orientada a dados e evidências.

O BI dá apoio a tomada de decisões gerenciais e estratégicas e possibilita um enfoque gerencial para a inteligência do negócio, possibilitando assim:

  • Otimizar processos de relacionamento de forma a melhorar a experiência do cliente;
  • Lançar um produto com características mais adequadas ao que os clientes vêm solicitando;
  • Antecipar tendências de mercado e poder sair na frente da concorrência;
  • Conhecer melhor seu negócio;
  • Melhor compartilhamento e democratização da informação;
  • Reduzir o risco de operações;
  • Identificar oportunidades de vendas cruzadas e vendas diretas;

E mais dezenas de outras possibilidades.

Existem três pontos básicos para criar uma estratégia de Business Intelligence em um ambiente corporativo:

  1. Dados de qualidade e confiáveis;
  2. Objetivos e indicadores claros e definidos;
  3. Possibilidade de alteração, conforme as metas de negócio.

Com esses pontos definidos e um time técnico e de negócio capacitado, pode-se partir para a escolha das ferramentas e definições para o desenvolvimento do processo como um todo.

O BI é um processo essencial dentro das organizações modernas e competitivas.  As frequentes mudanças sofridas pelo mercado direcionam as empresas a conhecerem melhor seus dados internos e as condições com que o mercado vem operando, é essencial aliar a inteligência de negócios a todos os processos facilitando, assim, a tomada de decisões estratégicas cada vez mais assertivas frente ao ambiente empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *